DataGramaZero – Uma iniciativa brasileira de 1999


Em novembro de 1999, surge o periódico DataGramaZero (ISSN 1517-3801), pertencente ao IASI - Instituto de Adaptação e Inserção na Sociedade da Informação. O DGZ se dedica à divulgação de estudos e pesquisas especialmente em Ciências Sociais Aplicadas e Direito, além de alguns trabalhos em Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Psicologia, de acordo com as áreas de avaliação de periódicos na Plataforma Sucupira. Os textos destinados às seções de artigos são reunidos por afinidade temática, avaliados pelo conselho editorial-científico e publicados bimestralmente.

“A revista nasceu e ainda traz uma condição experimental para o estudo das novas formas de escrita e leitura [...] A revista foi uma ousadia em um mundo editorial que, ainda considerava como opção única um texto papel e tinta como obra publicável” (BARRETO)

No âmbito nacional, o DGZ pode ser considerado uma das primeiras iniciativas direcionadas à comunicação científica periódica exclusivamente online. Outro movimento também incentivado por esse periódico foi o Acesso Aberto, compactuando com uma política que vem se destacando desde os primeiros anos do século XXI. Entretanto, o DGZ aparentemente não serviu de modelo para outras publicações. Na verdade, foi com a adoção do SEER/OJS pelas instituições públicas e privadas de ensino superior que a criação de periódicos digitais foi consolidada e ampliada efetivamente (com ou sem uma versão impressa atrelada).

No que se refere a mudanças no formato digital das publicações e à utilização de diversos recursos oferecidos pela web na composição dos textos, como, por exemplo, infográficos dinâmicos, vídeos, construções em 3D e áudios, percebe-se que, desde 1999, essas possibilidades ainda são minimamente experimentadas pelo DZG (e pelo OJS também). Por fim, espera-se que a proposta de explorar novas formas de escrita e leitura online não fique esquecida na Apresentação da DZG; e que o periódico possa utilizar os vários recursos dos atuais sistemas de publicação online, como o próprio OJS, que, assim como o DGZ, utiliza o formato HTML na publicações. 

NOTA:

https://www.facebook.com/Datagramazero/

25 de dezembro de 2015
"Editorial
Dezembro 2015 É O ÚLTIMO numero REVISTA DATAGRAMAZERO QUE IRÁ CIRCULAR.

Razoe políticas fazem tomar esta decisão que foi muito pensada. O Datagramazero completaria em março de 2016 dezessete anos de circulação. Ha cerca de quinze anos a Revista é feita integralmente por mim, desde o recebimento dos artigos até a disponibilização no provedor para acesso aos leitores. Não tenho mais condições de executar e operacionalizar este serviço em um ambiente dominado por uma grupelho de 4/5 pessoas que dominam os orgões de avaliação e fomento de CI no Brasil.
Peço que entendam que existem dois destinos: o que queremos e planejamos e aquele que a vida nos traz por uma confluência de interesses estabelecidos.
Aldo Barreto
dezembro de 2015
Aldo Barreto"



Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »