Article Of The Future

Em 2011 a Elsevier, uma das mais antigas editoras do mundo nas áreas de Ciência, Tecnologia e Saúde, lança o projeto Article of the Future. Após uma pesquisa realizada em 2009 com mais de 800 pesquisadores, a editora reconheceu que um formato específico de artigo científico não serve para todas as disciplinas. Nesse sentido, com o objetivo de explorar melhores formas de publicação científica digital ajustadas às necessidades dos usuários e do fluxo de trabalho de cada área, a editora criou protótipos de artigos para sete áreas científicas. Essas propostas do AoF permitem a integração de várias linguagens (sonora, visual, verbal) e ferramentas interativas.


Desde 2011, a proposta de “inovação de conteúdo” introduzida pelo AoF se expandiu rapidamente de modo a enriquecer o conteúdo da pesquisa publicada, incluindo melhorias na apresentação de conteúdo digital, e na contextualização do artigo em relação às fontes de conteúdo científico confiável na web. Essas inovações foram projetadas para comunicar a pesquisa de forma mais eficaz, aumentar o valor de artigos e envolver os leitores.


A Elsevier corrobora a ideia de que os autores já não estão limitados aos textos tradicionais, figuras e tabelas, e, por isso, eles podem visualizar ou compartilhar seus dados usando aplicativos de multimídia, e incluir links, conjuntos de dados e código de computador. Além disso, foram estabelecidas instruções gerais para a submissão de ilustrações, figuras e outros trabalhos artísticos (como multimídia e arquivos suplementares) em formato eletrônico.

Inovação de conteúdo

Inovação de conteúdo no ScienceDirect



Em 2014, mais de 10% dos artigos em uma revista da Elsevier carregava uma “inovação de conteúdo”, incluída por iniciativa própria do autor, por sugestão do editor/revisor, ou simplesmente porque as políticas editoriais da revista exigem. Sendo por exigência ou não, a editora constata que os autores apreciam muito a utilização dessas inovações, pois é muito grande a probabilidade de uma ou mais “inovações de conteúdo” em um artigo, depois de o autor ter feito isso uma vez.


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