Em 2018!! Vega - Academic Publish System




Iniciado em fevereiro de 2015, VEGA propõe estabelecer novos pilares para a publicação de acesso aberto online. O sistema é financiado pela Mellon Foundation, projetado e desenvolvido pela Bengler, sob a direção da West Virginia University e da Oslo School of Architecture and Design.

CARACTERÍSTICAS


Publicações de “mídia rica” - VEGA irá fornecer os meios para editores e autores produzirem publicações acadêmicas de alta qualidade, fazendo uso de “mídia rica”, dados de origem, vídeo e experiências interativas.

Fluxos de trabalho e colaboração flexíveis - Durante todo o processo de submissão do artigo, VEGA vai oferecer fluxos de produção e de trabalho editorial flexíveis, com colaboração em tempo real para os autores, editores e revisores.

Liberdade na apresentação - VEGA vai ser completamente customizável na estrutura e apresentação, a fim de atender às necessidades dos editores individuais. Além disso, vai oferecer diferentes modelos.

Livre e OpenSource - VEGA estará disponível para os editores em todo o mundo gratuitamente. O sistema será oferecido como OpenSource com uma licença permissiva, o que significa que você pode modificar, ampliar e contribuir para o código do sistema, desde que atribuição seja fornecida de volta para os desenvolvedores principais.

VEGA E WEBTEXTO ACADÊMICO

O projeto VEGA nasceu da missão acadêmica de preencher lacunas entre os domínios da publicação acadêmica impressa e digital. O grupo envolvido em sua realização percebe que há um interesse maior pela publicação de acesso livre e uma crescente resistência a editoras acadêmicas comerciais devido à falta de transparência dessas sociedades no que se refere, por exemplo, aos valores abusivos das taxas para autores e das assinaturas para instituições.

Embora existam outros projetos "semelhantes" ao VEGA, esses atuais sistemas de acesso aberto para publicação acadêmica (1) não têm a capacidade de integrar conteúdo básico multimídia em suas publicações, (2) praticamente não oferecem uma personalização do modelo padrão adequada ao editor acadêmico (não especializado em programação), e (3) possuem muita limitação e rigor nos processos de revisão por pares, produção e publicação.

O fato é que a publicação acadêmica online vem mudando rapidamente nas últimas décadas. Há uma série de avanços que revistas acadêmicas e editoras universitárias têm feito para incluir multimídia rica ao conteúdo do que está sendo chamado de “webtexts”. Webtexts são textos digitais baseados em tela (de computador) e em multimídia projetados para divulgar uma pesquisa acadêmica. Eles podem ser equivalentes em âmbito intelectual a um artigo ou um livro, mas são projetados usando páginas ligadas ou plataformas de banco de dados, animações, imagens, áudio, vídeo, scripts, linguagens de programação e texto escrito. 

O VEGA, como uma plataforma de publicação acadêmica, está sendo construído para facilitar a publicação peer-reviewed de webtexts em multimídia rica e também de modelos tradicionais de publicação.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 Comentários:

28 de novembro de 2015 às 14:54 ×

teste

Parabéns Lucas Ferreira.
Responder
avatar