Ciberpub - periódico multimodal e interativo.



O periódico Ciencidade-Ciberpub surgiu em agosto de 2012 a partir dos estudos desenvolvidos pelo Prof. MSc. Lucas Pazoline da Silva Ferreira em seu mestrado, supervisionado pela Prof. Drª. Lilian Cristina M. França (UFS). O seu projeto de pesquisa identificou a emergência de um gênero acadêmico denominado Ciberartigo, o qual propõe a integração de diferentes linguagens e ferramentas, em um modelo específico de escrita e leitura, somente possível através das tecnologias digitais. A proposta inicial do Ciberpub considerava a incorporação de uma rede social científica destinada à publicação periódica, à divulgação e à criação de ciberartigos.

Ciberpub - 2012-2014 




Denominada enquanto uma espécie de cidade ou comunidade científica, ela utilizou inicialmente o domínio http://www.ciencidade.com.br. Porém, em 2015, o ambiente ganhou um aperfeiçoamento técnico, visto que a plataforma original não possuía estrutura consistente e segura para o seu pleno funcionamento e expansão. Além disso, devido às recomendações técnicas, a rede social passou a ocupar um segundo plano de modo a garantir o foco da plataforma: a publicação de ciberartigos. Por isso, um novo domínio foi criado << www.ciberpub.com.br >>. 

Atualmente, o Ciberpub se encontra vinculado ao projeto de doutorado do Prof. MSc. Lucas Ferreira (UFPE), sob a supervisão do Prof. Dr. Antônio Carlos Xavier (UFPE) e do Prof. Dr. Imad Saleh (Université de Paris 8). As publicações do periódico ainda se resumem a trabalhos nas áreas de Letras, Linguística, Educação e Comunicação, mas a tendência é que diversas outras áreas possam se integrar. Por fim, cumpre lembrar que essa iniciativa dialoga com uma tendência internacional que pode ser verificada, por exemplo, no Arkeotec Journal, no Journal of Rhetoric, Tecnology and Pedagogy – KAIROS, no Journal of Visualized Experiments e noArticle of the Future; além de teses e dissertações disponíveis em nosso Blog

Ciberpub - 2015 


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »